Sobrenome

O uso do sobrenome foi instituído entre a idade medieval e moderna. A escolha de uma denominação não era necessariamente ligada a motivações individuais ou familiares, mas às necessidades sociais, ou seja, mecanismos da comunidade. Devido a questões ligadas com a emigração, muitos sobrenomes, mais comuns em épocas passadas em determinadas região italiana, são atualmente encontrados em outras.

Spillari é um sobrenome de origem veneta, mais precisamente vicentino-Altopiano di Asiago (Prov de Vicenza), que descende do povo cimbri, que em sua forma original possuí a escrita Spiller. Spillari e Spillare são o mesmo sobrenome, derivados do Spiller. Com o tempo alguma familia Spiller mudou seu sobrenome para Spillari (Pv Verona) e Spillare (Pv Vicenza).

É importante lembrar que no Brasil entraram Spillari e uma família Spillare, porém somente os Spillari tiveram filhos homens que levaram adiante seu sobrenome. Contudo, este sobrenome em alguns casos foi mudado pelas autoridades brasileiras em Spilari, Spilare e outras escritas.

Possuo dois brasões. O postado no site possui o seguinte significado - o azul de fundo de nosso brasão quer dizer generosidade; enquanto a figura do pelicano alimentando seus filhotes nos remete ao auto-sacrifício.

Significado - Spillari, Spillare, Sfiller, Spilleri, Spillere são todos variações (italianização) do original SPILLER, que por sua vez é um sobrenome cimbri (germânico) que significa tocador de algum instrumento, músico ou jogador.

Link's relacionados:

- Brasão de família

- Spillari ou Spilari? ou Spilare? Ou Spillere?
   Oh céus qual é p correto?